Protocolo Interno “Bem-estar e lazer em segurança”

Medidas preventivas do Coronavírus (COVID-19)

No âmbito da situação da actual pandemia, o Casal da Eira Branca tem como objectivo principal salvaguardar o bem-estar, a saúde e a segurança dos seus Hóspedes e da sua Equipa de Colaboradores.

Desde o dia 11 de Maio passado que nos foi atribuído o Selo "Clean & Safe" pelo Turismo de Portugal, válido até 30 de Abril de 2021.

Adoptámos as medidas de higiene e segurança sanitárias, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Direcção Geral da Saúde (DGS).

O que Somos

- Um Turismo Rural de pequena dimensão;

- Localizado na aldeia rural de Infantes, em plena natureza;

- Todos os alojamentos têm acesso directo para um amplo pátio exterior;

- Acesso exclusivo aos Hóspedes;

- Check-in e Check-out feitos em espaço amplo e arejado;

- Pequeno-Almoço servido em segurança, com o necessário distanciamento social;

- Utilização da Piscina em segurança;

- Passeios pedestres dentro da propriedade e nas matas circundantes.

Medidas de Prevenção e Distanciamento Social

- Existência de cartazes com informação sobre as precauções básicas de prevenção e controlo de infecção relativamente ao surto de corona vírus COVID-19, onde constam os procedimentos de higienização das mãos, etiqueta respiratória e conduta social.

- Disponibilização de solução antisséptica de base alcoólica (SABA) em todos os pontos de entrada das instalações, acompanhada de informação sobre os procedimentos de higienização das mãos e bem assim, nos apartamentos/quartos.

- Distanciamento social de 1,5m a 2m garantido entre todas as pessoas que utilizam as nossas instalações:

 

  - Acesso exclusivo a Hóspedes.

 

  - Cada um dos quartos/apartamentos tem saída directa para um pátio muito espaçoso que permite aos Hóspedes circularem à vontade com distanciamento social.

 

- O check-in e check-out são feitos em espaço aberto e arejado, sendo necessária a utilização de máscara tanto pelos Colaboradores como pelos Hóspedes, existindo ali uma solução desinfectante para as mãos.

 

- Pequeno-almoço previamente escolhido pelos Hóspedes: no check-in é dada uma lista de produtos para escolha do que pretendem e os mesmos são servidos, em horário a combinar, no próprio alojamento ou na área de Pequeno-almoço, em espaço amplo com mesas previamente sinalizadas para cada alojamento, devidamente distanciadas umas das outras, e respeitando o distanciamento social.

 - Aconselhamos os nossos Hóspedes a utilizarem máscaras nas áreas comuns, sendo a sua utilização obrigatória no acesso à sala de pequeno-almoço.

- Utilização da piscina: a água é tratada a cloro para uma desinfecção adequada e só poderá ser utilizada por cada família ou grupo de um só alojamento individualmente, de cada vez, por períodos que não excedam os 20/30 minutos.

- Na frequência da piscina, recomenda-se o uso de touca. Se esta não for utilizada, é obrigatório ter o cabelo apanhado, no caso de cabelo comprido.

- Utilização do espaço circundante à piscina: haverá espaços delimitados para colocação de espreguiçadeiras, de acordo com as regras do distanciamento social, para cada família ou grupo.

- Utilização da sala de jogos: poderá ser utilizada por cada família ou grupo de um só alojamento individualmente, de cada vez, por períodos que não excedam os 20/30 minutos.

Equipamentos de Proteção Individual

Disponibilizamos aos nossos Colaboradores os equipamentos de protecção necessários à actividade que realizam, de forma a garantir a segurança de todas as pessoas que utilizam as nossas instalações.

 

Recomendamos que os nossos Hóspedes venham protegidos com as suas próprias máscaras. Caso contrário, também podemos disponibilizar as mesmas a seu pedido. 

 

- Todos os nossos Colaboradores utilizam máscara durante todo o seu período de trabalho:

 

- Na preparação dos pequenos-almoços são utilizadas máscaras, luvas e aventais descartáveis.

 

- No serviço de limpeza também são utilizados os equipamentos de protecção individual específicos (máscara, luvas, pés e avental descartáveis).

Limpeza e Desinfecção

- Higienização de acordo com as recomendações da DGS quer a nível de produtos a utilizar, quer a nível de frequência.

 

- Reforço das medidas de limpeza e desinfecção, ao longo do dia, dos materiais e equipamentos existentes nas unidades de alojamento e nos espaços comuns, em especial nos pontos de maior contacto.

 

 - Utilização de produtos desinfectantes com eficácia comprovada na eliminação do vírus, dando preferência à limpeza húmida e respectivo armazenamento.

 

- Arejamento regular de todas as unidades de alojamento e espaços comuns.

 

- Eliminação de elementos de alto contacto e de difícil desinfecção das unidades de alojamento e espaços comuns.

 

- Cuidado reforçado no manuseamento da remoção da roupa de cama e atoalhados, sem agitar ou sacudir e na respectiva lavagem (a 60ºC).

 

- Os Hóspedes que permaneçam por 2 noites ou mais, poderão optar ou não pelo serviço de limpeza, por parte da nossa equipa, da sua unidade de alojamento durante a estadia.

 

- Desinfectante de mãos disponível nos pontos de atendimento e pontos de acesso à sala do pequeno-almoço, piscina, sala de jogos, instalações sanitárias e alojamentos.

 

- Sempre que seja possível, os Hóspedes ficarão alojados preferencialmente numa unidade de alojamento que não tenha sido ocupado na noite anterior.

Formação / Informação

Todos os colaboradores recebem formação contínua sobre:

 

- Todas as medidas presentes no presente protocolo.

 

- Todas as medidas de prevenção e controlo do Coronavírus (COVID-19), incluindo procedimentos de higienização das mãos, etiqueta respiratória e conduta social.

 

- Procedimento de monitorização diária para avaliação da febre.

 

- Actuação face a caso suspeito.

 

- Todas as normas da Direcção Geral de Saúde aplicáveis às actividades desenvolvidas.

Medidas da Contingências

CASO SUSPEITO

- Incentivamos os nossos Colaboradores a monitorizarem diariamente o seu estado de saúde e o possível surgimento de sintomas associados à infecção por Coronavírus (COVID-19). Para o efeito temos à disponibilização termómetro para controlo da febre, equipamento que pode igualmente ser utilizado pelos nossos Hóspedes.

- Serviço Nacional de Saúde – Saúde 24 - Tel: 808242424

 

- Qualquer caso suspeito será sempre acompanhado e auxiliado pelo Director do nosso Turismo Rural, disponível 24 horas por dia. O caso suspeito ficará na sua zona de isolamento, onde serão disponibilizados os bens de apoio necessários.

 

- Dispomos de contacto directo e apoio especializado junto da autoridade local de saúde para encaminhamento de qualquer caso suspeito:

 - Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte

Rua do Centro de Saúde

2500-241 Caldas da Rainha

Telefone
262870387

E-mail
aces.oestenorte@arslvt.min-saude.pt

 

- Serão de imediato accionados os procedimentos de desinfecção, encaminhamento de resíduos e controlo de contactos próximos, de acordo com as normas da Direcção Geral de Saúde.

Entidade/Empresa a contactar:

Lisboa - SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais – Tel: 217923400

Leiria - Cannon Hygiene Portugal, Lda. – Tel: 808 202 114

 

- Todos os casos suspeitos identificados são sujeitos a registo interno.

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

© 2009 - 2020 Eira Branca

(+351) 934 549 185 

Caldas da Rainha - Lisboa